Virada Esportiva mostrou ao público o parajiu-jitsu

De acordo com paratleta da modalidade, oque falta para a modalidade tomar uma proporção maior é a união das federações que rege o esporte

A virada esportiva que aconteceu neste fim de semana na cidade de São Paulo (SP) contou com diversos esportes, entre eles o parajiu-jitsu, modalidade que não está inserida nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Trata-se de uma versão adaptada desse esporte, no qual atletas com qualquer tipo de deficiência podem disputar  de acordo com uma classificação funcional de patologias.

É o caso de Geovane Lima, portador de uma retinose pigmentar causadora de baixa visão, mas que, segundo ele, não é empecilho para a prática do esporte. Para Lima, eventos como este reforçam a importância dos paratletas e a necessidade de se acabar com o capacitismo.

Lima, é multi medalhista, já disputou torneios como o Gran Slam, e estará nos próximos dias  na seletiva que acontecerá no Rio de Janeiro em julho  de 2024. O paratleta ainda destaca que, a falta de união entre as federações  da modalidade seja o empecilho para o esporte  não fazer parte do programa paralímpico, a exemplo do parabadminton que passou a integrar  já para os jogos paralímpicos Paris 2024.

O parajiu-jitsu  não é   reconhecido pelo   comitê paralímpico brasileiro ( CPB ) apesar de já existir campeonatos nacionais e regionais. Conforme  Lima, no Brasil há  diversos competidores da modalidade, hoje oque falta  para tomar uma proporção maior é a união das federações que rege o esporte, e a união das demais equidades pois segundo ele, todos são capazes de disputar e praticar o esporte, ela é bastante inclusiva. Neste evento, lima competiu na  categoria com e sem kimono, conquistando a sua medalha  e consagrando se campeão.

Essa amostra aconteceu na Zona Leste de São Paulo, contou com outras modalidades esportivas, porém no contexto do esporte adaptado neste sábado contou apenas com Para Jiu Jitsu.

Além do Parajiu jitsu, o evento contou também com fisiculturismo e artes marciais estes último com poucos adeptos paradesporto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *