Preços das refeições em São Paulo aumentam 40%

Preços das refeições em São Paulo aumentam 40%

Quem trabalha e consome pratos em restaurantes reconhece o aumento e explica causas e consequência.

A 9ª edição da pesquisa de preços do Procon-SP em restaurantes apontou que o preço médio das refeições de self-service ou executivo na cidade de São Paulo subiu 40% entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2024. A média de preços de um prato que era R$17,46 passou para R$29,49 em 2024, acima da inflação no período, que foi de 29,38% de acordo com o INPC.

Leia mais: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/precos-de-refeicoes-em-restaurantes-aumentaram-quase-41/
A gerente de restaurantes Eliane Castro afirma que essa alta não se deve apenas ao aumento do preço dos insumos, mas também à alta do custo de vida dos funcionários.

“Manter a equipe também é um desafio, o salário médio tem subido, a taxa de serviço tem de ser cobrada, manter o uniforme e bem-estar dos funcionários também interfere nesse aumento. ”

O estudante de veterinária Yuri Loureiro almoça todos os dias fora de casa por conta da faculdad0. Ela afirma que a diferença é visível.

“Eu consigo sentir no bolso a diferença. Um prato de almoço que eu pagava mais ou menos 17 Reais, em 2019, quando entrei na faculdade, hoje eu não consigo pagar menos de 30. ”

A pesquisa realizada em parceria do Procon-SP e DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) foi realizada entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2024, compondo 350 estabelecimentos da área de alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *