Abel tem razão, dizem torcedores na porta do estádio do Palmeiras

Por Matheus Santner Diorio – São Paulo

Torcedores que frequentam os arredores do Allianz Parque, o estádio do Palmeiras, em São Paulo (SP), concordam com as recentes declarações do técnico Abel Ferreira em coletivas compartilhadas pela TV Palmeiras. As insatisfações do técnico vão de encontro com as da torcida, que está cobrando a diretoria pelo atual momento do clube e a falta de contratações.

Partida entre SE Palmeiras e Novorizontino, válida pela semifinal do Campeonato Paulista, Série A1, no Allianz Parque, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

A pergunta feita para alguns torcedores, jornalistas e influencers na porta do Allianz Parque, em São Paulo. Abel teria razão em suas reclamações?

Vitor Silva, estudante, de 22 anos, gostou das contratações feitas pelo clube.

– Acredito que foram boas contratações, algumas melhores que outras mas acredito que ainda falte peças, eu teria contratado um ponta, um zagueiro para compor elenco pois o Abel gosta de jogar com três zagueiros e o elenco só tem quatro, acho isso um absurdo mas as contratações que o Palmeiras fez me agradaram.

Já Carlos Henrique, técnico de eletrônica, de 30 anos, não gostou das contratações.

– Não! O Palmeiras tem dinheiro e podia ter investido mais em contratações, não atoa o próprio comandante da equipe já manifestou publicamente essa insatisfação.

Outra pergunta feita foi sobre o atual elenco, se nessa temporada o Palmeiras teria as condições necessárias para disputar as competições.

Beto Ferreira, advogado, de 35 anos, acredita que o Palmeiras disputará todos os títulos.

– Com as atuais contratações sim, o Palmeiras tem a base dos últimos anos e os reforços vindos nessa última temporada só vão ajudar na busca de uma temporada igual a de dois mil e vinte, recheada de títulos, o maior reforço é a renovação do Abel.

Para o Influencer Digital, Tutti Batista, de 24 anos, somente um título será disputado.

– Acredito que sim, é um elenco diferenciado, a gente sabe que qualquer time que enfrente o Palmeiras ele já treme porque sabe que o time é muito organizado, que temos Abel Ferreira, o Raphael Veiga e outros jogadores de grande nome, mas eu acho que repetir 2020 que ganhou Copa do Brasil, Paulista e Libertadores é meio difícil, eu vejo o Palmeiras nessa temporada disputando somente um título.

Sobre as reclamações do atual comandante, os torcedores também opinaram e todos foram a favor do técnico.

Para Luiz Carlos Largo, jornalista dos canais ESPN, de 62 anos, o técnico tem razão em suas reclamações.

– Ninguém melhor do que Abel Ferreira para avaliar os jogadores que tem a seu dispor para trabalhar e das necessidades, se ele está reclamando é porque está correto.

Foi perguntado para os torcedores, se o atual comandante tem conseguido extrair a qualidade total do seu atual elenco.

Para Vitor Silva, estudante, de 22 anos, o técnico as vezes demora um pouco.

– Eu acho, acredito que as vezes ele possa demorar por exemplo no caso do Endrick, ele começou usando ele de centroavante passou algum tempo e ele tirou o Endrick do time, quando ele voltou a colocá-lo no time, o Endrick voltou voando, ele sempre consegue extrair, as vezes demora um pouquinho mais.

Para o Influencer Digital, Tutti Batista, de 24 anos, ainda é começo de temporada e o técnico está começando a moldar o atual elenco.

– Ainda não, pois estamos no começo da temporada. Então no Paulistão é tempo de acertar as coisas, de ver como está e de ir treinando para dar aquela melhora e somente depois extrair o máximo, mas isso ele consegue e vem fazendo há anos, acredito que consiga mais uma vez tranquilamente.

Sobre a última declaração feita por Abel, que foi a indireta para que a diretoria gaste mais em contratações.

Para Luiz Carlos Largo, jornalista dos canais ESPN, de 62 anos, o técnico tem razão sobre as contratações mais caras pois seriam maior impacto.

– Se você observar que os grandes jogadores são valorizados pela sua capacidade e qualidade dentro de campo, ou seja quem é bom custa mais, vale mais, Abel tem razão, talvez ele veja uma necessidade que ele tenha no elenco do Palmeiras, jogadores de maior impacto, mais expressão, para fortificar ainda mais o plantel que ele tem a disposição.

Para Beto Ferreira, advogado, de 35 anos, o técnico também tem razão, mas ele lembra do equilíbrio econômico que a Leila Pereira vem fazendo a frente da presidência alviverde.

– Na minha visão sim, porém não tenho a total noção econômica do clube. O Palmeiras pode acabar dando um tiro no próprio pé contratando estrelas, alguns times brasileiros tentaram contratar por nome e acabaram tendo dores de cabeça, nem sempre teremos jogadores como Aníbal Moreno que foi caro e deu certo em pouco tempo. Mas só quem tem essa noção de necessidade é o Abel em conjunto com a Leila Pereira.

Irritações de Abel

O comandante alviverde expressou certa irritação nas últimas coletivas compartilhadas pela TV Palmeiras, o técnico estaria insatisfeito com a falta de planejamento de contratações da última temporada. Nessa temporada já foram anunciados seis reforços.

O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, teve suas preces atendidas após reclamações. Abel estava insatisfeito com a falta de contratações na temporada passada, já que perdeu duas peças fundamentais, Gustavo Scarpa e Danilo que foram para o Nottingham Forest da Inglaterra, nessa temporada, o Palmeiras investiu em oportunidades de mercado e contratou seis atletas para a disputa da atual temporada. O clube gastou cerca de R$ 89,3 milhões, porém a maior contratação foi a renovação do próprio Abel Ferreira que ficará até dezembro de 2025.

Abel conquistou o último Campeonato Brasileiro com uma virada histórica e improvável contra o Botafogo, entretanto o técnico se mostrou insatisfeito com a falta de contratações e gerou um mal-estar com a diretoria fazendo as cobranças abertamente em suas coletivas.

Na atual temporada, o problema enfrentado pelo técnico foi outro. O gramado sintético do Allianz Parque não estava adequado para disputas de jogos e foi interditado pelo próprio clube, visando a mudança de todo o gramado. O treinador se posicionou fortemente em suas coletivas.

Abel Ferreira na coletiva da final do Campeonato Paulista 2024 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

– Nós precisamos com urgência que troque o gramado sintético e troque por um outro do mesmo nível de quando eu cheguei aqui.

Na mesma coletiva, Abel foi mais incisivo na cobrança do gramado.

– Está faltando manutenção. O Palmeiras já tem muitos adversários, temos que resolver internamente e tem que ser o melhor para o Palmeiras. Se cada um colocar o ego de lado, vai conseguir. Agora é tirar tudo e instalar um novo.

O português finalizou as cobranças do gramado dizendo:

– Não mudo uma vírgula do que disse há mais de um mês. Só tem uma opção: um sintético novo. Me disseram que leva 30 dias para a película entrar. Se tiver manutenção, vai ter que tirar tudo. Se tiver reunião, gostaria de participar para levar tudo o que meus jogadores têm a dizer.

O técnico Abel Ferreira, do SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesaí Gíeco/Palmeiras/by Canon)

Abel voltou a criticar a falta de opções no elenco, para o treinador o elenco precisaria de quatro reforços para suprir suas necessidades.

– Um meia-atacante que faça a função do Veiga. Trouxemos o Artur ano passado e temos que ver jogadores assim, que o clube pode recuperar dinheiro depois. Tivemos a lesão do Bruno, vai ficar de três a seis meses (fora). Quando o médico me falou fiquei muito mal. Precisamos de uma reposição para ali também.

Ainda completou a cobrança citando Endrick que saíra para o Real Madrid, da Espanha. Atacante sairá no meio do ano.

– Espero que no futuro o clube possa trazer um zagueiro esquerdo para dar fluidez ao jogo, ter um canhoto do lado esquerdo.

Pela sétima rodada do Campeonato Paulista, Abel pontuou novamente a falta de opções no elenco, dessa vez as críticas foram para o meio campo.

– Volto a repetir, é um elenco que tem no meio de campo para posição 5 e 8 vários (jogadores). E para a posição de 10 temos um jogador super-pronto, que é o Veiga, e temos que perceber que por muito que eu queira colocar o Luis (Guilherme), temos que dar tempo, o próprio Jhonatan (Jhon Jhon). É uma posição que nós gostávamos de ter outra opção para 10.

O último capítulo dessa história foi uma indireta que o técnico deu para a diretoria em coletiva.

– Às vezes, quero ir ao shopping e comprar uma carteirinha barata para minha mulher, mas ela fala: ‘Não quero essa, quero aquela ali vermelha, azul…’. E diz: ‘Ah, você pode pagar, vai lá comprar porque quero aquela’. A qualidade paga- se, não há outra forma. O Aníbal foi um reforço que, infelizmente, o clube não conseguiu trazer mais cedo com a saída do Danilo. Chegou quando tinha que chegar e estou muito grato, ao lado da torcida, pelo esforço que a diretoria fez.

A presidente Leila Pereira, do SE Palmeiras, durante coletiva de imprensa, na Academia de Futebol. (Foto: Cesaí Gíeco/Palmeiras/by Canon)

Vale ressaltar que Leila Pereira, atual presidente do Palmeiras, realizou as cinco contratações com base em oportunidades de mercado. A atual mandataria pode trazer mais reforços para acrescentar no atual elenco de Abel Ferreira para o restante da temporada. A próxima janela de transferências abrirá somente no meio do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *